sábado, 17 de abril de 2010

Amamentação


Bom tenho lido muito sobre amamentação e confesso que nunca tinha parado pra pensar sobre amamentar a Júlia , mas lendo e relendo vi a importancia do aleitamento materno na vida do bebê...e resolvi que quero muito amamentar...não pra me sentir mais mãe e tal como tenho visto e lido algumas mães falarem , mas por questões de saúde mesmo ..pra ela ficar mais resistente e tal... Como tenho uma licença de 6 meses vou poder alimenta-la até esse tempo depois disso, eu vejo como fazer ..mas sei que esses 6 meses serão muito importantes para ela..tomara que ela pegue pqcom meu sobrinho tivemos uma experiencia traumatizante....ele naum quis mamar no peito de jeito nenhum... e minhã irmã foi obrigada a dar o LA pra ele... é por isso que to me preparando e buscando meios pra facilitar esse periodo em nossas vidinhas... e lendo muitos sites e afins encontrei uma reportagem bem legal e reolvi colocar aqui no blog...

Amamentando

Técnicas para a amamentar

O momento da mamada é único e merece uma preparação toda espe

cial. Existem algumas técnicas que ajudam a mamãe a achar a posição correta para acomodar o bebê e facilitar a pega.

Existem três posições mais comuns, mas nada impede mãe e bebê de acharem uma forma ma

is agradável de se acomodar na hora da mamada. “A posição ideal é aquela onde ambos ficam confortáveis, com o bebê alinhado ao corpo da mãe”, diz a Dra. Maria José Mattar.

A posição tradicional é a sentada, onde o bebê fica de frente pra mãe, barriga com barriga, e quanto mais colados estiverem, mais fácil é a amamentação. Na posição se

ntada inversa, a mãe deve segurar o bebê como se fosse uma bola de futeb

ol americano, colocando o corpinho debaixo de sua axila, com a barriga apoiada nas suas costelas. A mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão. Essa posição facilita o bebê a pegar uma boa parte da auréola.

Algumas mães, especialmente as que se submetem à cesariana, optam por amamentar os filhos deitadas, onde o bebê fica de frente para a mãe, barriga com barriga.

Dizem que não se deve amamentar o bebê deitado, pois causa infecção nos ouvidos e a Dra. Maria José Mattar explica esse mito. “A boca, o nariz e o ouvido do bebê ainda são retificados e se ele é alimentado com leite artificial, que contém bactérias, a infecção acontece mais facilmente. O leite materno, ao contrário, dá mais proteção a essa mucosa”.

Depois de achar a melhor posição, o primeiro passo é colocar o seio na boca do bebê. Ao tocar o mamilo no lábio inferior do bebê ele abrirá a boca. Nessa hora a mãe deve enfiar o máximo da auréola na sua boquinha, puxando firmemente sua cabeça para a mama.

Independentemente da posição que a mãe escolher para amamentar o bebê, é importante que ela esteja relaxada, confortável e bem apoiada, sem se curvar para frente ou para trás. O bebê, da mesma forma, tem que estar posicionado corretamente, com o corpo junto ao da mãe, na altura da mama, os quadris seguros e o pescoço levemente esticado.

A Dra. Maria José Mattar orienta as mães a esvaziar um pouco a mama antes de dar de mamar quando o seio estiver endurecido. “Se o peito estiver muito cheio a boca do bebê escorrega e ele não consegue segurar o bico”.

Para ter uma boa pega, a boca do bebê deve ser levada em direção ao mamilo, e não o contrário. A mãe deve posicionar o polegar acima da auréola e o indicador abaixo, formando um ‘C’. Ao mamar, a boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios para f

ora, abocanhando quase toda a auréola e não somente o bico do peito, e as mamadas serão grandes e espaçadas.

Quando for tirar a criança do peito, é bom usar a técnica conhecida popularmente como "técnica do dedo mínimo", onde a mãe coloca o dedo mínimo na boca da criança para enganá-la. Ela aceita trocar o bico do peito pelo dedinho e, assim, não puxa o mamilo da m

ãe com força. Quando o bebê largar a mama, os mamilos devem estar levemente alongados e redondos.

Amamentação com posicionamento e pega corretos não dói, e é um momento bastante agradável para a mãe e para o bebê.

outras informações sobre amamentação clique aqui!

_______________________________________________________________

Eu além de procurar seguir essas regrinhas, comprei uma concha rigida de amamentação , que segundo minha médica ajuda a formar o bico ,que facilita a pega correta..e tmb depois q ela nascer substitui pela flexivel que evita o contato dos seios com o sutiã ,diminuindo assim as chances de rachadura...enfim fica uma dica ai mamães lindas....

Essas são as conchas ..e pego que li pelos bloguinhos tem mais mamães aderindo a elas...

4 comentários:

  1. Eu não comprei as conchas, não perguntei isso ao meu médico. Vi em alguns sites que tem para mamilo grande e pequeno, como vou saber o tamanho do meu??

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Hehehee, já adquiri a minha concha, tenho uma tia que usa e disse que é o máximo!!! Espero que a gente posso mesmo amamentar nossos babys, estou ansiosa com esse assunto e com vários outros, heheheh!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oia miga... gostei dessas conchas... posta onde as encontrou por favor???
    Tb quero amamentar mas as vezes me sinto com medo de não conseguir...

    Bjussssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Cara blogueira,

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 está em andamento e pretende vacinar 91 milhões de brasileiros. Mas, até agora só foram vacinadas pouco mais de 20 milhões de pessoas. Para isso, contamos com sua ajuda para divulgar a vacinação das gestantes, que poderão se imunizar até 21 de maio. A vacina é segura, como confirrma o Dr. Dráuzio Varella no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Dmw687ThZbU .


    Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante. Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br .

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir